24 dezembro, 2014

a Jigsaw - 2.º Take

A amizade com os a Jigsaw começou ainda não havia Musiquim. Aliás, se hoje há Musiquim foi por eles terem sido os primeiros a responder afirmativamente à questão: "Querem vir tocar neste sítio estranho?". Cresceu depois a coragem de repetir a pergunta e hoje são mais de quarenta as bandas que se deixaram levar pelo desafio.

No entanto, com o João e o Jorri as coisas parecem ir sempre mais além. Em 2012, criaram uma música sobre o João Torto, figura do séc. XVI que saltou da torre da Sé com asas que o próprio construíra. Desta vez, aceitaram vir a Viseu participar nas celebrações d'O Dia Mais Curto, mostrando alguns videoclips, discutindo-os, e fechando a sessão, organizada nesta cidade pela Shortcutz Xpress Viseu (SXV), com um concerto. E assim aconteceu.

Como o evento era às quatro da tarde e a cidade, no último Domingo antes do Natal, se encheria de gente e actividades, achámos por bem descarregar os materiais para o concerto ainda antes de almoço. O Museu Grão Vasco acedeu ao desafio da organização e abriu as portas para nos receber. Quando chegámos, sem sono e com um dia que, não fosse o frio, mais parecia primavera, tínhamos à nossa espera uma sala despida de acessórios. Haviam as cadeiras empilhadas, alguns quadros, não fosse a sala de um museu, e nada mais. Descarregamos tudo em pouco tempo e fomos almoçar. O restaurante era uma delícia. Durante a refeição fomos tão generosamente servidos que parte da comida voltou connosco dentro de um tupperware. Já era hora de afinar os instrumentos.

De volta ao Museu Grão Vasco, as cadeiras tinham-se desempilhado graças ao SXV. Faltava tudo o resto. A Gira Sol Azul emprestou o monitor que daria amplificação à voz, embora fosse a peça mais pesada que ali estava, a sua montagem foi bastante simples. Os teclados, a auto-harpa, a melódica e os outros instrumentos encontraram o seu lugar rapidamente. Os a Jigsaw já tocam há muitos anos. Mais estranho foi reparar que, em mais do que uma ocasião, o João Rui se sentava a um canto da sala a tocar banjo. Imagino que o estivesse a afinar. Ou tocava para os fantasmas?

Entre preparar a sala e o início da sessão restava-nos meia hora. Seria pouco tempo para gravar algo, mas já trabalhámos com menos. Outro problema é que desta vez não queríamos o registo comum, afinal esta não seria a primeira vez da banda no Musiquim. Então optámos por fazer algo um pouco mais complexo. Chamá-mos-lhe 2.º Take, por ser a segunda vez que a banda está presente, por serem necessários pelo menos dois takes para a sua realização. Com isso em mente, subimos até uma das salas de exposição do Museu, no primeiro piso, e iniciámos as gravações. O tema escolhido foi "The Greatest Trick", do mais recente álbum "No True Magic". Os santos não tiveram vergonha e foram excelente modelos a enquadrar a melodia, mas nem os santos param o tempo e num instante a meia hora passou-se. Tínhamos descer para a sessão.

À nossa espera estava uma sala cheia. O frio não convencera ninguém a ficar em casa o que só tornou aquele espaço mais aconchegante. Três videoclips. Uma boa conversa. Um concerto ainda melhor. Quando terminou, já o orvalho caia lá fora. Todos saíram com um sorriso. Nós saímos com um sorriso no rosto e o material nas mãos. Despedimo-nos com um abraço e a promessa de nos voltarmos a ver, mas desse dia, para lá das memórias, fica este vídeo lá filmado.

Não custa lembrar, para conhecer mais do trabalho dos a Jigsaw, visitem a sua página oficial.


ou no Vimeo: The Greatest Trick