02 setembro, 2014

Lavoisier

Lavoisier é um projecto de Roberto e Patrícia que surgiu enquanto viviam em Berlim. As saudades de casa despertaram uma nova curiosidade sobre a música tradicional portuguesa. Depois, a vontade de a trabalhar veio naturalmente e dali por um pouco iam ocupado espaços pelo país partilhando a sua versão do que é cantar em português. Afinal, "nada se perde, tudo se transforma" - Lavoisier.
No entanto a música do dueto não se cinge a novas versões de cantigas populares, mas também a novas melodias para poemas nunca antes musicados. É o exemplo de "Viajar", um poema de Fernando Pessoa transformado canção e que tivemos oportunidade de registar.
O encontro com o casal foi muito simples para o Musiquim. Combinou-se que nos encontraríamos no dia seguinte ao concerto, pelo final da manhã - todos gostamos demasiado do nosso sono. Uns mais do que outros, não tivessem os músicos a dormir pela hora de chegada. Dez minutos. Nada que afectasse o resto da manhã.
Fomos acolhidos com sorrisos mútuos e só começámos a pensar em música uma meia de leite depois. Escolhemos ir até ao centro comercial Ecovil, era ali perto e o ambiente quase fantasmagórico da cave - construída de espaços para arrendar - pedia algo de bom. Aquando a chegada nem tudo era perfeito. O rádio tocava pelos corredores e não tínhamos propriamente licença para tocar ali. Felizmente esta é uma terra de gente boa e três telefonemas mais tarde conseguimos o aval dos donos e um rádio a menos. Dali para a frente a música seria outra e foi gravada para que não se esqueça.
Para saber mais sobre trabalho desta banda, visitem a sua página oficial: www.whoislavoisier.com.

ou no Vimeo: Maria Faia | Viajar