04 agosto, 2014

Golden Slumbers

Há algum tempo que o Musiquim não tem saído à rua, mas não lhe perdeu o gosto.
Com um verão intermitente é difícil prever o tempo, mas para sorte das irmãs o dia estava radiante. Céu azul e sol a brilhar. A brilhar. A brilhar tanto que para azar das irmãs o calor estava uns bons graus acima do confortável. Paciência, já tínhamos um sítio escolhido e não seria o súbito calor a desviar-nos da intenção.
Encontrámo-nos no parque da cidade, nós, um pouco atrasados, ainda saboreávamos o almoço sentados na relva, acompanhados por outros amigos que conhecemos nestas aventuras, enquanto as Golden Slumbers aproveitavam para tomar um café depois de uma longa viagem desde Lisboa. Estômagos saciados, mete-mo-nos a caminho: guitarra às costas, câmara na mão.
A vinda do duo a Viseu coincidiu com a 4.ª edição dos Jardins Efémeros, um festival que para lá da música preenche a cidade com exposições e instalações. Para nossa sorte, no largo que dá casa a um dos terminais do funicular, estava uma dessas peças, era ela o nosso sítio. Apelidava-se de Casulo e é uma criação do Atelier do Rossio, Cristina Baccari e Vanda Rodrigues. Sucintamente, é uma estrutura em metal revestida por 10 mil elementos de papel, esses criados com a intervenção de vários grupos institucionais do distrito de Viseu.
As irmãs Margarida e Catarina Falcão, não hesitaram em entrar, nem que fosse pela sombra, e ali se aconchegaram. Afinou-se a guitarra e as vozes. Por vezes o duo toca acompanhado por baixo e bateria, mas nesta visita a interpretação iria caber apenas às duas. Não pareceram de todo intimidadas. Montou-se o microfone. Estava tudo pronto para se ouvir algumas canções e até público havia, afinal alguns amigos mais atentos ouviram os planos e decidiram ir ao nosso encontro. Fizeram-no tão bem que até chegaram antes de nós.
Amigos à parte, dentro do Casulo o que se fez escutar foram as doces folk das irmãs Falcão. Essa história não se conta por palavras.
Entretanto, as Golden Slumbers, que já faziam parte da compilação dos Novos Talentos Fnac'14, lançaram o seu primeiro EP "I Found a Key", e podem ir ao seu encontro aqui.

ou no Vimeo: Gone with the Wind | Love