09 outubro, 2012

A Cinza

O frio chegou subitamente a Viseu. Os meteorologistas já tinham avisado, mas o seu crédito é baixo e acabou toda a gente surpreendida.
Eram onze da manhã quando a chuva ainda estalava sobre os telhados, depois de uma noite incansável. Já a noite d'A Cinza também foi longa, com um concerto a prolongar-se para lá das cinco da matina. São sempre boas notícias quando o público escolhe acolher assim um grupo, mas para azar do trio, tiveram de se levantar cedo para poderem participar no Musiquim.
O encontro combinou-se para o Museu do Falso, espaço de peças contemporâneas que simulam a história de Viseu em universos paralelos, mas para A Cinza, foi o refúgio perfeito à ameaça de chuva. O grupo de Lisboa aparecia com um ar cansado, mas as olheiras não eram suficientes para abalar o bom humor da banda. Uma pequena explicação do local, uma cadeira e uns pequenos ajustes e quase sem dar por isso, A Cinza estava pronta a partilhar as suas canções.
Assim o fez, "Maria da Perseguição" e "Se ao Cabo" são ambos temas inéditos. Aliás, A Cinza ainda não tem qualquer álbum ou EP editado, mas o seu trabalho tem amadurecido ao longo dos últimos meses, trocaram a guitarra eléctrica pela acústica e chegaram a Viseu na sua primeira tour nacional. No Museu, apaixonaram-se por Francisco. O que pensa o Francisco disso não sabemos.
Terminadas as músicas, estava na hora de comer qualquer coisa, que não houvera tempo para tomar o pequeno-almoço. Assim, o Musiquim acompanhou a banda a uma reconhecida pastelaria da cidade e lá se regozijaram. Raras são as vezes que os olhos de pessoas crescidas brilham daquela maneira. Os bolos fizeram por eles delícias, ao Musiquim, A Cinza deixa-nos com os seus temas, para fazer a delícia de quem nos acompanha. Conheçam um pouco mais sobre a banda através do seu bandcamp.