23 outubro, 2012

Nicolau Pais & Os Originais

Viseu tem imenso talento, mas foram precisos quase dois anos e meio para que o Musiquim filmasse alguém da sua terra Natal.
A estreia fez-se com Nicolau Pais & Os Originais. O cantor partilha com Viseu uma afinidade enorme, e de todos os sítios em que poderia ter tocado, o local mais especial estava mesmo ali, no próprio Teatro Viriato, onde - ainda com dez anos - fez a sua estreia ao público, então como actor, carreira que seguiria durante vários anos até enveredar pela música.
Muito antes de qualquer registo, houve uma mão-cheia de preparações. Nicolau Pais não brinca em serviço e duas semanas antes já os contactos se faziam no sentido de escolher os melhores temas para as limitações do Musiquim. Interpretar temas em acústico, quando normalmente a electricidade é um bem necessário, pode ser sempre um desafio, mas um baixo mais adequado na bagagem e a habitual voz do cantor resolvem qualquer problema.
As gravações fizeram-se no dia do próprio concerto, logo ao início da tarde. Os Originais, banda que dá melodia a Nicolau Pais, foram chegando aos poucos ao soundcheck. Os rodopios do cantor ao telemóvel com orientações foram eficazes e não tardava a que o foyer do Teatro se inundasse de instrumentos. Felizmente para o Musiquim, as nossas gravações fazer-se-iam nos Camarotes, coisa de requinte para a música cuidada. E assim foi.
Os seis músicos apertaram-se nos dois camarotes e sem demoras escutaram-se: "O Presidente" e "Passo". As cadeiras da plateia estavam vazias, mas não faltou quem do Teatro viesse espreitar a boa disposição do músicos e o som que tão naturalmente dali fruía.
Para conhecer um pouco mais da banda, recomendamos uma visita à sua página oficial.

ou no Youtube: O Presidente | Passo