26 agosto, 2012

Vitorino Voador

Vitorino Voador é um projecto musical de João Gil. Então porque não João Voador? Vitorino vem de enganos antigos e Voador foi um empréstimo alheio, em suma, é um nome com história que, caindo fora do seu controlo, acaba por ter muito de si.
Vitorino Voador, escolhido para a colectânea de Novos Talentos Fnac'12, chegou a Viseu para tocar na Feira de São Mateus ainda sem qualquer EP ou LP editado. O músico que participa numa mão-cheia de outras bandas, como Diabo na Cruz, You Can't Win Charlie Brown e até Flume, está agora a dar os primeiros passos numa carreira a solo e a descobrir a sua voz.
Faltava ainda uma hora sobre a hora marcada e já João Gil chegava a Viseu, o Musiquim gosta de pensar que o músico estava ansioso por nos conhecer, mas a bem da verdade terá apenas errado nos cálculos do tempo de viagem, ainda assim, foi mais cedo que nos conheceu e mais tempo deu para passearmos por Viseu, caminhar por algumas ruas e descer em direcção à Rua Direita, onde iríamos encontrar a Chapelaria Confiança.
Aquela casa, quase centenária, conta com o Sr. Belchior atrás do balcão há mais de 30. Actualmente é a última Chapelaria no centro de Viseu, mas a simpatia do chapeleira muito terá ajudado a que resista a estes tempos difíceis. Ainda nem entrámos e já João Gil congeminava uma maneira de usar os chapéus para enriquecer a imagem. Depois de entrarmos e das primeiras apresentações, viu-se com um chapéu enfiado na cabeça e já esquecera tudo o resto. Importavam era as músicas e foram três temas inéditos de Vitorino Voador que se fizeram ouvir. O Sr. Belchior batia o pé ao ritmo da guitarra de João e o seu gosto na música terá foi sincero, como o demonstrou ao aparecer no concerto dessa noite, na Feira de S. Mateus. O cantautor, ao ver o chapeleiro do palco, comoveu-se e dedicou o concerto ao Senhor que o recebera essa tarde. O público aplaudiu.
Por agora, escute-se antes essa tarde, que se recheou de música, de uma falha tremenda no microfone só corrigida com a muita paciência de João Gil em repetir os três temas, e de passeios pela cidade. Mais sobre o trabalho de Vitorino Voador na sua página oficial.

ou no Youtube: Mensagem | Venha Ele