21 agosto, 2012

Capitão Capitão

Capitão Capitão começou com as composições e voz de J.P. Mendes, ou J. (Jota), como é mais conhecido. No entanto, aquando a sua vinda a Viseu o cantor fez-se acompanhar de um amigo de infância – consta que aos três anos praticamente trocavam as fraldas um ao outro – Bernardo M. Oliveira, que para além de providenciar transporte, tem outro papel bem mais relevante: o de baterista.
Foi com a presença dos dois músicos que o Musiquim pôde contar ao final de tarde. A eles juntou-se ainda Joana, que viria apresentar o seu projecto “Flume” nesse mesmo dia.
Despreocupados, Jota e Bernardo não se acanharam em empunhar as guitarras e caminhar, mesmo sem saber para onde os levávamos. A verdade é que pensando em Capitão, a maioria das associações começam e terminam em mar, como Viseu não o tem, levamos a banda para a segunda melhor opção: o Rio Pavia. O rio em si estava até perto do local de desembraque, mas o ruido da Feira fez-nos seguir margem acima e só paramos uns bons minutos depois, num local de sombra e, como descobriu o gémeo direto de Jota, cheio de urtigas.
As músicas escolheram-se para as duas guitarras, uma delas emprestada por Nuno Rodrigues - como o Musiquim agradece! - meros minutos antes do encontro com Capitão Capitão, respondendo à exigência de uma guitarra acústica com cordas de aço. Ora, lá se encontrou aquela: com muito anos de uso, alguns desenhos e um pedaço de alma. Coube ao Bernardo a destreza de contornar os defeitos e aproveitar as virtudes daquela “menina”.
Foi assim que se ouviu “Soldadinhos”, música do EP de estreia com título homónimo e também “A Faca”, tema inédito cuja gravação para o Musiquim é o primeiro registo áudio.
Mais sobre Capitão Capitão no seu bandcamp, com direito a download gratuíto do EP. Para quem quiser ver um pouco desse dia na Feira de S. Mateus dê uma espreitadela nesta gravação.
Obrigado à Feira de S. Mateus e à Fnac Viseu a sua ajuda para a realização deste vídeo.

ou no Youtube: Soldadinhos | A Faca