20 novembro, 2011

Gobi Bear

Gobi Bear é um projecto recente, mas Diogo já o levou a passear pelo país com presenças no FMI (Festival de Música Independente), Guimarães Noc Noc, e muitos outros. Para o seu primeiro concerto em Viseu, Diogo pôde contar com bastante frio e o Musiquim não lhe quis facilitar a tarefa.
Era ainda hora de lanche e já anoitecia quando o cantautor chegou. Para além do frio constante, o tempo era pontuado pela chuva. Alguma espera e aproveitando uma aberta mais longa, o Musiquim e Gobi Bear ganharam coragem e subiram até ao centro histórico. O local escolhido estava próximo: a linha do funicular.
Para a cidade de Viseu, o funicular, construído em 2009, destaca-se nem que seja pela sua raridade (existem 7 activos em Portugal e o último havia sido construído em 1923). A linha é sinalizada com pequenas luzes no chão o que dá ao local um ar natalício durante todo o ano.
Chegados à linha e preparados para tocar (o assento para o cantautor foi uma mala de viagem improvisada), só não contávamos com a hostilidade de uns cães que habitavam ali ao lado. Ladraram. Ladraram. Ladraram. Bater o pé resultava, mas por pouco tempo. Ladraram mais.
Só por desinteresse é que se acalmaram e permitiram as gravações. Primeiro Wooden Toys, tema ainda não editado, que por um triz não foi interrompido pelo funicular a descer no horário das 18h. Depois, para se proteger da chuva, Mr. Allen's Desert Scenario foi interpretado na curta escadaria que dá entrada à estação sul do funicular. Vencido o frio e a chuva, dava-se por terminado o lado convencional do episódio Musiquim.
No entanto a noite continuou e foi feita de conversas até à hora do concerto no Lugar do Capitão.
É importante dizer que Gobi Bear conta com um EP recentemente editado e disponível para download gratuito e já está a preparar o segundo. Foi dele que apresentou várias músicas durante o concerto dessa noite. A pedido do cantautor e com direito a exclusivo, o Musiquim gravou Monica 2. O tema sem lançamento previsto resulta melhor em palco onde há electricidade e desde que foi dada a conhecer que tem feito as delícias de quem escuta. Hoje chega pela primeira vez ao universo online.
Conheça mais sobre o trabalho de Gobi Bear no seu facebook.