08 agosto, 2011

Homem ao Mar

A visita de João Moutinho, Mário Moreira e José Martins, que juntos formam Homem ao Mar foi apenas confirmada já muito perto da sua visita a Viseu, por ocasião de um showcase na Fnac. Mas não foi por isso que não houve tempo para arranjar o canto mais adequado para o grupo que mar em Viseu não iria encontrar pela certa. Por isso o Musiquim foi à procura da segunda melhor coisa para pôr o Homem: uma piscina. E vazia. Este último não era requisito, mas antes inevitabilidade. Já lá iremos.
A tarde começou com um showcase para uma sala agradavelmente composta, não só pelas pessoas que ocupavam a maioria das cadeiras, mas também por aquelas que estando de passagem se deixavam cativar e iam ficando para escutar a música de Homem ao Mar. A formação com origens no Porto e Vila Real ainda não tem um CD editado, no entanto já viu o seu talento reconhecido este ano pelos Novos Talentos Música Fnac onde conta com um tema publicado.
Após o concerto, os aplausos e as apresentações, foi tempo de arrumar os instrumentos e fazer uma curta viagem até à piscina vazia da Contraluz, uma empresa local de design e comunicação de boa gente e com uma espaço lindíssimo.
A recepção foi acolhedora e para além da piscina à qual rapidamente foram acrescentados uns bancos para maior conforto, havia também dois carros cheios de história como pano de fundo. Poucos preparativos depois, Homem ao Mar estava pronto a tocar. Faltava apenas ajustar e colocar o novo microfone a bem da captação de som, ora, como nos foi impossível fazê-lo de forma minimamente discreta achámos por bem assumir a sua presença com um extintor. Assim foi, e assim se gravou o electrizante, mas acústico, "Beijos à Madrinha".
Depois dos "Beijos", o fascínio pelos carros arrastou-nos para dentro de um. O carocha azul estacionado no meio de relvado foi o local ideal para interpretar "Adeus, até mais ver".
Foi um final de tarde muito bem passado na companhia da Contraluz (Raquel, Humberto e Susana), da Ana Seia de Matos que tirou as fotografias, e dos Homem ao Mar. Fica aqui uma curiosidade sobre a banda: João Moutinho (que escreveu e compôs os temas para além de lhes dar voz, também toca guitarra, embora a sua formação seja piano; já Mário Moreira que acompanha com uma segunda guitarra e voz, tem na sua preferência o baixo; por fim, José Martins que tipicamente toca guitarra, é o percursionista desta banda. Pode ser apenas coincidência, mas ao desviarem-se dos seus instrumentos de conforto, cada um dos músicos de Homem ao Mar foi capaz de chegar a uma sonoridade única e interessantissima que terá, concerteza, muitas cartas a dar no panorama da música nacional, e não só.
Visitem a página do grupo e fiquem a conhecer um pouco mais da sua sonoridade.