26 novembro, 2010

Os Azeitonas

A mudança de hora aconteceu poucos dias antes e aquilo que se tinha pensado para um final de tarde aconteceu em noite cerrada. Foi, por isso, à luz de um candeeiro de pé e uma dezena de pequenas bolas (e cubos) de luz, que Os Azeitonas aceitaram participar no Musiquim.
O primeiro encontro, ainda o sol se punha, foi animado: delinearam-se alguns pormenores e desenrascou-se a guitarra acústica que estava a faltar. Depois, sem muito tempo, a banda portuense fez o seu soundcheck para o concerto oficial que daria mais tarde. Ultrapassados alguns percalços, e já de instrumentos afinados, foi altura de caminhar alguns metros até ao Fórum Viseu (que teve a amabilidade de nos receber no seu jardim com electricidade suficiente para fugir à escuridão cerrada).
Quanto aos protagonistas desta aventura, sempre bem-dispostos, escolheram o baloiço e foi à sua volta que surgiu a música, três temas, malabarismos e um telemóvel a meio. Houve também alguns aplausos do público que passava e, surpreendido, parava para escutar a música que se criava.
No fim das filmagens a música continuou. Fosse talvez terapia ao frio, criou-se naquele baloiço um espírito quente onde todos se aconchegaram e só mais tarde os caminhos se dividiram. Até aqui.
Agora as imagens dessa noite chegam a quem de direito, e podem ser escutadas no conforto de casa, sem pés a gelar ou dedos a quebrar. E é pela coragem d'Os Azeitonas em acederem a esta desafio que com orgulho e apreço recomendo a todos a sua música, disponível inclusive para download gratuito na sua página oficial.