17 março, 2011

Nuno Prata

Ao contrário de alguns momentos Musiquim, a vinda de Nuno Prata ao Teatro Viriato estava anunciada com meses de antecedência o que nos deu tempo para arquitectar, até com o próprio, o seu rapto.
Aconteceu, por isso, como previsto. Ao fim do dia o Musiquim foi ao encontro do ex-Ornatos Violeta e desviou-o até à 29, “um espaço de autores com peças de autor” como não outro em Viseu. Foi lá que se afinou a guitarra e tendo como fundo a instalação “Conhecimento Suspenso” os primeiros acordes começaram a ressoar.
Nuno Prata tocou primeiro um tema do seu mais recente trabalho “Deve Haver” (cuja apresentação serviu como pretexto para uma visita a Viseu), intitulado “Mais Um Belo Dia” e seguiu-se uma pequena mas doce visita ao seu primeiro álbum com “E Porque Não Ficar Por Aqui”.
A simpatia de Nuno é transparente e não precisa de palavras. Os afinos e os erros ficaram registados e seguem com um sorriso. No fim dos temas e depois de uma conversa curta porque o tempo escasseava, deixámos o músico de novo no Teatro a tempo de ultimar os ensaios de som.
O concerto à noite, para uma casa cheia e com a banda completa, foi outra excelente faceta deste músico, numa sonoridade que mais do que ser lida, precisa de ser ouvida. Conheçam o seu trabalho no myspace oficial, mas o CD recomenda-se e está à venda aqui.