15 agosto, 2013

Cardo-Roxo

Chegou Agosto. Com Agosto chega também a Feira de S. Mateus e a aposta em palcos alternativos tem-se mostrado muito produtiva para o Musiquim, que vai à caça das bandas. Com a ajuda da Cadeira Amarela, conseguimos chegar até aos Cardo-Roxo, um projecto de Antony Fernandes e Carmina Repas, que viriam até Viseu do Porto.
A tarde era quente, mas isso já não merece destaque. O destaque fica antes na chegada do casal, carregado de instrumentos, a sorrir, e uma barriga. Mais nomeadamente a da Carmina, grávida de oito meses. Como confessaram mais tarde este é o último concerto de uma temporada. "Nos próximos tempos a música vai ser outra!".
Os instrumentos iam saindo das malas. Um, e outro. E nós sem conseguir dizer o nome de qualquer um deles, decidimos assumir a nossa ignorância e pedir para que escrevessem com o que tocam. Na letra da Carmina lê-se: "Viola da gamba, säckpipa, viola campaniça, flauta de harmónicos".
Entretanto, no Saguão - uma galeria experimental no centro da cidade - ajustavam-se cadeiras, emprestadas do restaurante ao lado. É o João Dias, artista, que nos recebe e acomoda no seu atelier. As paredes repletas de telas, umas terminadas, outras em processo, são dele.
Enche-se a gaita de foles e ecoam as primeiras notas. Os Cardo-Roxo precisam de algum tempo para afinar os seus instrumentos temperamentais. Especialmente quando a temperatura aperta, mas o resultado que se seguiu compensou quando minuto.
O resto conta-se por vídeo, com três temas lindíssimos que ainda não têm uma morada física. Um CD pode esperar-se para breve. O que não se vê é o artista, João, que estava no saguão sentado, a desenhar os músicos. Pedimos-lhe o resultado do esboço.
Mais do trabalho dos Cardo-Roxo na sua página oficial.