16 maio, 2013

Meu Melro

Chama-se "Meu Melro", o projecto que o Hugo Correia trouxe até Viseu no passado 27 de Abril. As previsões para o dia eram de sol e o plano inicial estava traçado: ir com o músico até ao parque Aquilino Ribeiro e lá gravar dois temas. Pouco tempo antes do encontro - que o cantautor conseguiu encaixar no meio de dois concertos - recebemos uma mensagem, dizia: "O Hugo está com umas alergias chatas, temo que ir para o parque seja estar a metermo-nos na boca do lobo". Era Pedro quem escrevia, o manager e companhia de viagem nesta incursão por terras de Viriato. Felizmente o improviso não é casa estranha para o Musiquim e rapidamente redireccionamos o músico. Encontrar-nos-iamos no centro histórico, mesmo junto a Sé. Assim foi, pontualíssimo. Dali, a primeira escolha foi fugir ao vento forte, que complicaria qualquer gravação e acabámos por descobrir o sítio ideal para um melro. Nas costas da catedral, erguem-se alguns penedos metros acima da estrada. Feito.
"Meu Melro" não é de grandes caprichos, subiu as pedras e acomodou-se. Deixou que gravássemos dois temas e ainda convidou um estranho que por ali passava para fazer coro num terceiro tema, infelizmente a colaboração não foi das mais afinadas.
O nosso registo terminou demasiado fugazmente. As pessoas que vieram às janelas escutar o que se passava recolheram e também nós fomos embora. O convívio não terminou ali, conversámos mais um pouco onde ficamos a saber que o cantautor foi pai recentemente, vimos até fotografias no telemóvel da criança. Discutiu-se o estado dos professores em Portugal, especialmente dos professores de Educação Visual, e voltou a falar-se de música.
Convidamo-vos a conhecer mais sobre "Meu Melro" na sua página oficial, onde podem escutar o seu primeiro álbum "Vai pousar como quiseres", editado em 2012.

ou no Youtube: Os Dois Sujos | O Gato