20 maio, 2013

Coelho Radioactivo

A visita do Coelho Radiactivo a Viseu planeou-se com larga antecedência. Ter amigos na Murmürio também ajuda a que esses planos incluíssem, quase de imediato, o Musiquim. Não se julge que por haver uma agenda, também aquilo que pretendemos fazer é certo, bem pelo contrário. Ora note-se, o João Sousa deveria chegar ao cais às 15h10, mas afinal perdeu o autocarro em Aveiro. O showcase da tarde adiantou de hora, outras compromissos surgiram entretanto, enfim!
Interessante foi chegar ao parque Aquilino Ribeiro e mal passámos o portão o João diz: "Ali é que era bom gravar!". Fê-lo num tom juncoso como quem tem vergonha da verdade. É que gravar no meio de uma mão-cheia de crianças podia criar algum desconforto aos pais. Nunca se sabe. Então, conformados, acabámos por filmar um tema no meio do parque, junto a um riacho que trazia a natureza para dentro da música. Foi bonito, mas o som das crianças ao fundo continuava a ecoar nas nossas cabeças. Respirámos fundo e ganhámos coragem! "Vamos lá e se alguém se chatear saímos".
Ninguém se chateou. Aliás, dada a oportunidade, esta cidade raramente desilude. Os comentários que se ouviram foram ora de apreço, ora apreensão, mas sempre simpáticos. Já as crianças, irrequietas, não só não as incomodou a presença da câmara e do músico como foi antes uma espécie de íman que as atraiu para junto de nós e as acalmou. Penduradas na teia, cada vez mais e mais, chegou a tal ponto que naquele enquadramento eram mais as crianças que as árvores.
De sorriso rasgado e sentimento de missão cumprida, saímos do parque que voltou ao seu ritmo normal. Mais tarde o João confessou que na sua terra-natal, Aveiro, não é assim. Os parques por lá são quase desertos e escassam a vida daquele.
Coelho Radioactivo é um projecto que João desenvolve desde há 7 anos para cá. Depois de 3 Ep's, em 2012 editou finalmente o seu primeiro álbum de originais. Chamou-lhe Estendal. Pode descobrir mais sobre o aveirense na sua página de bandcamp.

ou no Youtube: Perséfone | Todo esse pó