05 fevereiro, 2012

Spookyman

A vaga de frio que atormentara a Europa chegava finalmente a Portugal. As previsões para a noite era de cinco graus negativos, mas havia alguém que não se deixava intimidar com o frio. Guilio Allegretti viajou de Itália até Portugal para que pudesse apresentar o seu trabalho e no primeiro espectáculo em Viseu, na Fnac, não teve medo de o fazer apenas de t-shirt.
Mal terminara o showcase, o one-man-band manifestava-nos uma preocupação: precisava do seu slide -uma pecinha de metal para colocar no dedo e conseguir efeitos diferentes na guitarra. Ao que parece a dita havia-se perdido no espectáculo atarefado da noite anterior. Soluções? A primeira foi ir a uma farmácia à procura de um frasco de vidro com formato semelhante. No entanto nem com a ajuda de Pedro Seixas, o seu companheiro de viagem por Portugal, a missão foi bem sucedida. Segunda solução: ir a uma loja de bricolage! Ao fim de algumas voltas aos corredores lá encontrámos um tubo de metal em tudo igual ao usado pelos músicos, com uma excepção: tinha dois metros. Lá teve que ser, um tubo de dois metros e dez minutos na mesa de self-service, com serrotes gastos, até que conseguíssemos a tão desejada peça de 6 centímetros.
Finalmente.
Foi com essa estranha sensação de vitória que partimos em direcção às margens do rio Pavia, destino para as gravações desse dia feito noite, que as réstias de luz foram passadas na bricolage.
Já no destino, a previsão não mentia e o frio era cortante, mas Guilio que trouxe a Portugal o projecto intitulado "Spookyman", não se assustou, e sobre um chão iluminado tocaram-se dois temas do seu trabalho (que apesar dos três anos de existência e das várias digressões não tem qualquer disco gravado).
Por fim, a noite chegou ao Lugar do Capitão para jantar e dar outro espectáculo. O bar estava cheio e houve até algumas músicas a pedido, já o italiano sorria inevitavelmente ao fim de cada tema. Finda a música, a despedida fez-se com um abraço que os italianos, a acreditar no homem-orquestra, são gente quente.
Mais se pode ouvir na sua página oficial.


ou no Youtube: Train Blues | River Night