09 maio, 2018

Ellie Ford

Ellie Ford partilhou carro com os Time for T a caminho de Viseu. Para a noite estava planeado tocar algumas músicas com o grupo e abrir o concerto. Nós decidimos focar-nos no seu trabalho a solo.

A britânica tem conseguido fãs espalhados um pouco por toda a Europa, para isso têm contribuído algumas digressões, sobretudo em Inglaterra e Alemanha, já em Portugal, esta foi a sua primeira visita. Com o dia cinzento e chuvoso, quisemos abrigar-nos dos maus tratos do frio e encontrámos no Bazar Litos o refúgio perfeito. Esta loja de brinquedos habitua a Rua Direita há várias décadas e é feita da matéria dos sonhos de criança. Coberta de brinquedos, alguns deles já muito difíceis de encontrar habitualmente, é impossível não libertar um sorriso ao entrar naquele espaço e deixar que reminiscências da infância nos aqueçam o peito. Ellie sorriu, nós sorrimos também. Possivelmente pelos mesmos motivos, mas quem sabe.

Agasalhados, só havia que preparar o palco e os instrumentos. O palco não temos, basta um bom enquadramento, já instrumentos esses havia-os. A cantautora é conhecida pelos seus dotes na harpa, piano e guitarra, mas destes três só o último se traz facilmente às costas. Guitarra que seja, afinou-se durante alguns segundos, não muitos. A voz também pouco precisou para aquecer. Há quem descreva a voz de Ellie como sendo tão doce quanto mel. Talvez essas propriedades a mantenham protegida das intepéries. Mesmo nos murmúrios da canção por vir a sua voz trazia um brilho especial àquele momento. Estávamos prestes a começar. O resto conta-se em vídeo, mas nem tudo.

Depois das canções, ainda enfadados pelas cantigas e pela magia do que nos envolvia, chamou a nossa atenção um acordeão. Ora, não era nenhum acordeão profissional, era daqueles bem pequeninos, de brincar - muito coloridos-, mas que surpreendentemente soltavam várias notas a nosso comando e, tanto quanto o ouvido podia decifrar, afinadas! Trouxemo-lo connosco. Foi um presente do Musiquim que, tanto quanto sabemos, vai tendo o seu uso. Quem sabe não o escutaremos nunca canção futura. Por agora, as duas com que Ellie Ford nos deixou "My Bird Won't Sing" e "The Only One" fazem parte do seu seu álbum de estreia "The Other Sun". Mais sobre a artista na sua página oficial.