02 janeiro, 2017

Chão da Feira

O frio já se tornava habitual quando finalmente a 7 de Novembro de 2015 as Chão da Feira chegavam a Viseu. Este era um dia que estavamos a planear há mais de um ano, por isso a ansiedade era muita de ambos os lados. Ninguém adivinhava que para se divulgar o que se fez nessa manhã fosse preciso outro ano, mas já lá vamos.

Chão da Feira é um dueto formado pela Alina Sousa e Vanessa Borges. Nessa manhã chegavam a Viseu com um disco editado: "Das Tripas Coração", onde as suas vozes, flautas de bisel e guitarra têm o protagonismo. As melodias com raízes tradicionais captaram a nossa atenção e como o dueto nunca havia atuado nesta cidade, com o apoio do hotel Avenida, foi possível que estivessem presentes para dar um concerto. Esse foi maravilhoso, com o público a esgotar a sala e sem vontade de a abandonar, mesmo depois de todas as canções. No entanto, o registo tipo do Musiquim é outro e a pedido da Vanessa fomos à procura de um piano onde pudessem interpretar uma versão diferente de "Nas Nossas Mãos". Encontrámos esse piano, curiosamente, noutro Hotel. O Hotel Montebelo que nos acolheu de braços abertos. Ora, enquanto aguardávamos pelo fim de uma conferência viemos até à rua e aproveitámos a paisagem para interpretar "Lágrimas de Cebola". No fim são essas duas as canções que hoje publicamos.

Agora um enorme pedido de desculpas à Vanessa e Alina por este ano que se intrometeu entre o dia das gravações e a sua publicação. O Musiquim é um projeto feito de boa vontade e tempo livre, e embora boa vontade não escasseie, já o tempo livre tem sido matreiro. Encontrem mais do seu trabalho em www.chaoadafeira.pt