28 outubro, 2015

Tio Rex

Embora novo, Miguel Reis tem já uma discografia invejável onde conta três EP's e dois discos, o último dos quais "Ensaio sobre a Harmonia" o trouxe a Viseu numa tour de apresentação. Acompanhado pela Marta Banza, o cantautor Folk setubalense forma um duo perfeito com a pianista. Que o diga quem esteve na Fnac de Viseu. Mesmo naquele espaço onde o ruído da loja e do bar normalmente impera sobre a música, as cantigas de Tio Rex fizeram-se ouvir mais altas. Direi melhor, o silêncio gerado deixou que as músicas se ouvissem perfeitamente. E quando assim é, é sempre especial.

Para o casal o Musiquim lançou o desafio de ir até ao Mercado 2 de Maio. Numa época em que se discute qual será o destino da obra de Siza Vieira e que alterações sofrerá, decidimos tirar proveito do que existe e tocar junto a uma poça de água. Esperemos nós que fosse apenas água.

Com o apoio do Velocafé, conseguimos ter electricidade para o teclado da Marta e cadeiras para um conforto que nem sempre tem lugar no Musiquim. O Miguel estava ansioso, não por causa da música ou das filmagens, mas porque o Benfica estava prestes a começar o dérbi contra o Sporting. Para os mais atentos, o relato pauta o ruído de fundo da canção por entre os carros, os pássaros e a restante vida da cidade. Ainda assim, mal as primeiras notas se fizeram ouvir, o ambiente que se criou era outro. A música é The Kingdom e faz parte do primeiro trabalho que Tio Rex publicou, em 2012. Agora com um arranjo diferente, mais lenta e mais amadurecida a canção existiu naquele momento como se fosse tudo o que importa. Foi esse o momento que registámos.

O que registámos, mas por respeito só escrevemos, foi o desgosto de Miguel ao perceber que o Benfica sofrera o primeiro golo. E depois outro. E depois mais outro, mas por essa altura já o futebol não tinha importância nenhuma.

A música de Tio Rex não fala de futebol, mas fala de emoções, e se quiserem ouvir um pouco mais, dirijam-se até ao seu bandcamp.


ou no Vimeo: The Kingdom