14 dezembro, 2013

José Valente

José Valente é violetista e o seu currículo é invejável. Nem sempre fazemos o trabalho de casa antes de estar com o músico, não muito a fundo pelo menos, agora ao encontrar o passado deste doutorando em Arte Contemporânea, que já estudou viola clássica em Áustria e jazz em Nova Iorque o nosso respeito é ainda maior. Dizemos isto porque José é de uma humildade e simpatia raras. Dois minutos de conversa e faz-nos sentir como se fossemos amigos de muitos anos, conversa-se sobre variadíssimos temas, a rua, a viola, a emigração, o sabão. Sim, sabão. Começando pelo início.
A visita de José Valente a Viseu deveria ter acontecido no passado dia 21 de Novembro. Felizmente para nós o concerto do trio "Incompleto", projecto que também fundou, foi adiado. Assim marcou-se uma nova data, 11 de Dezembro, esta bem mais cómoda para nós e que nos permitiu ir ao encontro do músico para o caçarmos. Foi essa a palavra que usámos ao bater à porta do camarim, "José? Desculpa estar a interromper, mas vínhamos aqui caçar-te para o Musiquim". Pediu vinte minutos e segundo o que contou mais tarde, parte deles foram passados com o resto do trio a fazer pouco da caça.
Vinte minutos depois subíamos a rua Direita em direcção à Só Sabão, a saboaria mais cultural de Viseu. Por lá acontecem regularmente exposições de ilustração, performances artísticas e até exibições de curtas-metragens, mas o sítio onde levaríamos José Valente é bem menos frequentado: a própria fábrica. Naquele dia, não estando em produção, poderíamos entrar e assim foi, de qualquer modo havia precauções obrigatórias: uma touca para o cabelo e dois plásticos para os pés. O músico pareceu achar a ideia divertida, tal como a nossa aparência. Antes disso houve tempo para algumas apresentações, à exposição, às publicações e criações e claro está, ao sabão.
Descemos à fábrica. O cheiro era intenso, mas a adaptação foi rápida. Quando saímos já pouco se notava. Escolhemos um pequeno canto junto de uns tachos e sem que se ligassem todas as luzes, tocou-se.
A viola de José Valente parecia valer por duas tal era a sua destreza. A música ecoou por vários minutos e mais nada se ouvia. Quem estava silenciou-se a escutar e até a rua parecia respeitar aquela melodia. Como tudo o que é bom acaba, também esta performance terminou. Subiram-se as escadas, tiraram-se as tocas e despedimo-nos. Não antes de levar um sabão no bolso. Obrigado, Vitor. E José lá comentou: "Na volta ainda ganham um cliente, imagina que isto é uma experiência sensacional, nunca mais me vou esquecer!".
Independentemente do sabão, o vídeo desta visita do José Valente não a deixará ser esquecida. "Improvisação + 'Manuel Cuco' (tradicional)" e "Shuffle" são os dois temas gravados e pela primeira vez registados em vídeo.
Para saber mais sobre o violetista, que também já fez bandas sonoras, visite-se a sua página oficial.