27 junho, 2011

"Crooked John" por A Jigsaw

No passado dia 20 de Junho celebrou-se o Dia Internacional Viseense e como foi anunciado, depois de uma prova de vinho e a apresentação do sexto cromo Viseupédia, os A Jigsaw "subiram" ao palco para dar um pequeno concerto.
A casa não lhes era estranha, a Empório já os recebera para a sua 1ª participação no Musiquim, mas desta vez enchia-se de gente para poderem escutar, entre outras, a música original que compuseram sobre João Torto: Crooked John.
O desafio foi lançado pelo Musiquim apenas 20 dias antes da data de apresentação, no entanto esta música inspirada na figura histórico-lendária de João Torto está, na opinião parcialissima do Musiquim, fantástica e pode ser ouvida no vídeo abaixo, já a letra pode ser consultada aqui.


ou no Youtube: Crooked John (com legendas)

Para conhecer um pouco melhor o que levou a este resultado, os A Jigsaw contam-nos a sua versão da história nas palavras de João Rui:
"O Luís convidou-nos a escrever a música do João Torto numa noite chuvosa e fria de Janeiro. Talvez assim não tenha sido, mas é assim que gostamos de o recordar. Falou-nos de um João Torto que, em Viseu, no dia 20 de Junho de 1540, se precipitou da Torre da Sé com um par de asas por si desenhadas. Talvez também assim não tenha sido, mas preferimos acreditar que sim, pois é dessa forma que a lenda o recorda. Ocupámos então a cadeira do bardo para escrever a canção deste herói sem factos que se lançou da torre com pouco mais do que esperança e que não sobreviveu para perpetuar a história do que viu nesse fatídico voo. É um exercício interessante, o de escrever sobre um tema que não foi nossa escolha: há que encontrar o que é de nossa pertença na matéria sobre a qual nos vamos debruçar para depois ser nossa a sua história. Neste caso curioso do João Torto, foi como se ele esperasse esta canção para que a pudéssemos escrever.
Que vertigem foi essa que tornou a sua queda numa lenda?"

Do concerto ao vivo na Empório, o Musiquim e os A Jigsaw disponibilizam para download gratuito todos os temas interpretados nessa tarde incluindo o tema inédito "Crooked John".




(Crooked John, primeiro esboço)