14 junho, 2011

Azevedo Silva, A Jigsaw e João Torto

Trata-se de um momento especial. O Musiquim sempre procurou captar dos músicos o seu lado mais natural, levando-os até aos mais variados sítios. Da mesma maneira, o projecto sempre manteve uma ligação à sua terra muito grande. O que acontece então quando surge a oportunidade de ligar os dois elementos?
A aventura começa com um convite da Projecto Património no âmbito do Ano Internacional Viseense. A iniciativa tem vindo a realizar em Viseu várias actividades culturais que vão desde conferências a uma exposição de arte e no dia 20 de Junho celebra-se o Dia Internacional Viseense. A data não é escolhida ao acaso, foi a 20 de Junho de 1540 que - conta-se - João Torto, suposto homem de muitas artes, subiu ao topo da Torre da Sé de Viseu com umas asas que ele próprio construiu e de lá saltou. Voou mais de 200 metros, sem medo, mas acabou por não resistir à aterragem.
Inspirados pela história, e a convite do Musiquim, Azevedo Silva e A Jigsaw aliaram o seu talento à iniciativa e cada um deles compôs um tema sobre o homem que voou da Sé.
Os resultados serão mostrados ao mundo no dia 20 de Junho: à meia-noite o tema de Azevedo Silva ficará disponível, e mais tarde, às 19 horas, os A Jigsaw darão um concerto informal na Empório onde apresentarão ao vivo o seu tema.