08 maio, 2011

Camané

Considerado uma das vozes mais representativas da nova geração do fado, Camané visitou Viseu para apresentar, no Teatro Viriato, o seu mais recente trabalho e já Disco de Ouro "Do Amor e dos Dias". Com a ajuda do Teatro, o Musiquim conseguiu entrar em contacto com o artista que gentilmente cedeu um espaço na sua agenda para esta pequena aventura.
Assim, já o fim de tarde se aproximava quando encontrámos o fadista e os restantes músicos a afinar instrumentos para o concerto dessa noite. Uma simpática conversa determinou que, de forma a juntar o útil ao agradável dar-se-ia um pulo até à Empório que é, entre outras coisas, o alfarrabista local. Os ensaios de som duraram mais um pouco, mas daí a nada estaríamos na rua.
Devido à proximidade dos locais, mas sobretudo por insistência do fadista, o caminho até ao topo da cidade fez-se a pé e em cinco minutos chegávamos à porta 29.
Antes de atravessar o espaço da Empório até ao logradouro a atenção foi momentaneamente, desviada para os vinis e livros. Depois, sentados num banco do jardim, o fado falou mais alto e com uma prestável guitarra portuguesa nas mãos de José Manuel Neto, o silêncio dos presentes só foi quebrado pelos pássaros que acompanharam a melodia dos músicos, também eles cantando.

ou no Youtube: Súplica | Último Recado