23 maio, 2018

Marco Luz

Marco Luz quando sobe ao palco não canta, é a guitarra que faz toda a melodia. A sua formação clássica foi essencial para a destreza que demonstra com o instrumento, mas só uma sensibilidade única e vários anos de trabalho e exploração permitem que durante mais de uma hora Marco Luz esteja com a sua guitarra e tudo o resto se silencie para o escutar.

No entanto, em Viseu com o Musiquim o artista não foi encontrar um palco. Em vez disso fomos até à Rosilãs. O nome denuncia o conteúdo, uma loja de "telas e lãs, arranjos e franjas em tapetes de arraiolos, etc.". Fomos muito bem acolhidos pelo Sr. António e a hospitalidade revelou-se necessária. Se é verdade que Marco só usa um instrumento, também é verdade que à sua volta está uma panóplia larga de acessórios: uma mala com diversos pedais, uma mesa de mistura, colunas, microfones e cabos. Muitos cabos.

Nunca antes o Musiquim esperou tanto para escutar a primeira canção. Entre as ligações dos cabos testavam-se planos e conversava-se um pouco. Compraram-se bilhetes para o concerto dos irmãos Assad e aprendemos algumas coisas sobre as aplicações da lã. Um ou outro cliente, curioso com o aparato, preparava-se para começar um baile, mas efetivamente nunca chegou a haver dança. Houve música, sim, mas primeiro limaram-se as unhas. As unhas são muito importantes para um guitarrista. Ao longo dos anos já aprendi a distinguir um instrumentista mais aplicado de outro pelo brio com as suas mãos. As de Marco Luz são um bom exemplo.

E depois tocou-se? Sim, como aquecimento. O dia era de sol intermitente e estavamos todos confortáveis junto daquelas lãs. Marco Luz ensaiou alguns acordes e minutos depois estava pronto. Começou com o tema que lhe é familiar, assim como a quem o escuta há mais tempo. "Cores" é o nome do primeiro álbum e o single do mesmo, editado em 2015. Seguiu-se uma improvisação sem nome até chegarmos ao "Olival", o primeiro tema do seu segundo álbum "Mãos Pincel".

Tal como Eduardo, Mãos de Tesoura, Marco está habituado a criar arte com as suas e o resultado é hipnotizante. Podem conhecer mais do seu trabalho na página do guitarrista.